Este livro relata o cotidiano na fase ainda jovem de uma comunidade surgida à margem da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro em seu avanço para o Interior do Estado de São Paulo. O tronco da ferrovia seguiu o antigo Caminho dos Goyazes para atingir o Triângulo Mineiro, na esteira da penetração dos cafezais, que demoliam a Mata Atlântica.
Empresa fundada em Campinas em 1872, a Mogiana iniciou em 1899 a construção de um ramal a oeste da linha tronco, o Ramal de Igarapava, que saia sobre a margem direita do Rio Pardo na Estação de Entroncamento. Nesse novo ramal, a Estação de Sales Oliveira foi inaugurada no ano seguinte originando as primeiras construções que levaram à formação da Vila de Santa Rita de Sales, depois Sales Oliveira.
Da mesma forma a estrada de rodagem, que recebeu o nome de Via Anhanguera, avançava na mesma direção e na década de quarenta atravessava a área urbana da cidade. Não obstante a localização em antiga rota de entrada para o interior do Brasil a nova cidade tinha muitos dos aspectos encontrados nas comunidades que surgem hoje à margem do sertão bruto.
Fundado em terras cedidas por antigos pioneiros, a Vila de Sales Oliveira recebeu pessoas das mais diversas origens, sobretudo italianos e seus descendentes, que juntos aos brasileiros desenvolveram a operosa comunidade aqui descrita.
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